miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

né ladeiras, quarentuna

Logo ao início de janeiro, o concerto do ano! Foi na sexta-feira, dia 8, no auditório do conservatório de Coimbra, um concerto gratuíto, cortesia da junta de freguesia de Santo António dos Olivais (a minha freguesia, já agora). Na segunda parte actuou a Quarentuna que, como o nome indica, é uma tuna de quarentões, cujo repertório tenta recuperar a música popular de Coimbra de raízes históricas, ensaiando alguns cruzamentos e referências de outras músicas, em paerticular da clássica.

Mas o que tornou esta noite verdadeiramente memorável foi o regresso de Né Ladeiras aos palcos, depois de alguns anos de ausência. Acompanhada de um conjunto de músicos professores da Academia de Música de Coimbra (fixei, entre outros, o nome de João Vila) Né apresentou apenas cinco canções, já conhecidas do seu rerpertório: dois temas de Fausto (Ao Longo de Um Claro Rio de Água Doce e Lembra-me Um Sonho Lindo), um tradicional de Trás-os-Montes, a Balada da Fiandeira, de Rui Veloso, e, mesmo a meio da apresentação, Argila de Luz, da Banda do Casaco, que Né cantou acompanhando-se à viola. Só este momento teria valido por um ano inteiro de canções.

Foi fantástico. A Né é uma cantora absolutamente extraordinária, possivelmente a voz mais bonita e mais bem dominada da canção popular portuguesa, e que permanece intacta, como sempre a conhecemos. Mas a Né é mais do que uma cantora, é uma música, pluri-instrumentista, e tem uma presença em palco cativante. Foi uma emoção enorme, ouvi-la e saber que estávamos a participar num momento único, especial.
Tags: concertos
Subscribe

  • 18

    Comecei a escrever este diário online no dia 30 de Julho de 2001. Durante 16 anos, escrevia sempre nesse dia um texto de reflexão sobre o próprio…

  • azul velho

    Esta foto tem mais de 11 anos, foi feita em Março de 2008 na piscina de um resort em Hoi An, no Vietname, por um outro hóspede que eu não…

  • agosto

    Estive mais uma vez internado no hospital, desta vez para tirar o rim direito. Ou seja, neste momento não tenho rins nem bexiga, e comecei a fazer…

  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 2 comments