Previous Entry Share Next Entry
montanha
rosas
innersmile
A primeira longa-metragem de João Salaviza, Montanha, vem concretizar um programa que o realizador tinha enunciado nas duas curtas anteriores que eu vi, e que foram premiadas em vários festivais: Arena e Rafa. Um olhar demorado sobre o corpo de adolescentes tentando filmar, mais do que revelar ou mesmo mostrar, o mistério dessa idade incerta e desamparada.

David Mourato é como que uma tela, quase uma transparência, onde se projectam os desejos e as angústias que dilaceram um adolescente de catorze anos, em plena queda afectiva, e que procura consolo, mais do que redenção, nos espaços públicos da cidade e no relacionamento com os amigos.

João Salaviza filma espectacularmente bem, o seu som é de uma nitidez quase delicada, a montagem acompanha a respiração da personagem. Mas não deixamos de sentir uma certa impaciência perante este filme. De certo modo, e percebemo-lo quando o visionamos, Montanha é o filme de Salaviza de que que estávamos à espera; aguardamos já com ansiedade o seu próximo filme.
Tags:

  • 1

Tenho tanto orgulho do meu menino. <3

razões para isso, o rapaz é um óptimo cineasta

  • 1
?

Log in

No account? Create an account