Previous Entry Share Next Entry
o aroma da goiaba, lábio/abril
rosas
innersmile


O Aroma da Goiaba reproduz uma extensa entrevista que o escritor e jornalista colombiano Plinio Apuleyo Mendoza fez ao seu compatriota Gabriel Garcia Marquez. Publicado originalmente em 1982, portanto antes do Nóbel mas já em plena época de aúreo reconhecimento e popularidade do autor de Cem Anos de Solidão, o livro passa em revista a biografia de Gabo e a sua obra até então, procurando nesta as marcas daquela. O volume completa-se com curtas vinhetas inseridas em itálico no texto, onde Plinio Apuleyo Mendoza vai ensaiando um esboço de uma biografia um tanto poética de Garcia Marquez, com o objectivo de contextualizar trechos da entrevista.

Trata-se de um livro que se lê bem e depressa, que interessará porventura mais aos fãns de GGM do que aos leitores em geral, mas que não deixa de ser um contributo importante para uma melhor compreensão da obra do autor do Outono do Patriarca.



Uma gentil oferta de um leitor aqui do innersmile possibilitou-me a leitura de Lábio / Abril, de Daniel Lourenço, uma obra que, em prosa poética, procura confrontar a memória da Revolução de 25 de Abril com o lugar que no Portugal contemporâneo é reservado às questões da sexualidade que foge à heteronormatividade. É, neste sentido, um exercício de dupla liberdade: a de escrever sobre o que resvalou para as margens do País de Abril, mas também a de ensaiar um discurso que seja ele próprio livre.

  • 1
Estou com muita curiosidade em ler o "Lábio/Abril".
É digital ou físico?

Vão oferecer-me o livro, talvez a mesma pessoa que te o ofereceu a ti...

  • 1
?

Log in

No account? Create an account