miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

conto: macuti

Atravessamos o Macuti.
Começámos lá em baixo, junto ao cemitério, e vamos subindo a rua central, sob o zénite solar do meio-dia. Mais tarde visitaremos o templo hindu e chegaremos, julgando-nos sãos e salvos, à cidade de pedra, onde a húmidade das paredes e a secura do sal nos oferecem a guarita da memória. Depois, mais para o fim da tarde, seguiremos até lá acima, e morreremos com o dia na pequena praia que fica aos pés da fortaleza, a ver os pescadores recolher a vela do dhow.
Mas por enquanto, desprotegidos, de cabeça descoberta, atravessamos o Macuti. Somos insignificantes, e sabemo-lo, sobre a ponte que a rua forma por cima dos telhados das casas. Estamos à mercê dos olhares, dos sortilégios, do odor agudo que se desprende da água morna da praia, percorre o labirinto das travessas, rasa o colmo dos telhados, e, encorpado, vem pousar aqui na rua central.
Chegaremos mais tarde à segurança da cidade de pedra, é certo, e sentados à mesa do governador avistaremos o molhe da capitânia, e todas as riquezas que por ele desembarcam, e que tornarão a nossa morte mais próspera e patética.
Mas já nessa altura saberemos identificar a parte de nós que perdemos no caminho, derramada na poeira dourada da rua central.
Porque é agora, quando atravessamos o Macuti, que o feitiço do sol e do ar, e o dos olhos, nos arranca do peito o futuro, e o deixa caído, aqui, na ponte de areia que sobrevoa o telhado das casas.
Tags: contos
Subscribe

  • 18

    Comecei a escrever este diário online no dia 30 de Julho de 2001. Durante 16 anos, escrevia sempre nesse dia um texto de reflexão sobre o próprio…

  • azul velho

    Esta foto tem mais de 11 anos, foi feita em Março de 2008 na piscina de um resort em Hoi An, no Vietname, por um outro hóspede que eu não…

  • agosto

    Estive mais uma vez internado no hospital, desta vez para tirar o rim direito. Ou seja, neste momento não tenho rins nem bexiga, e comecei a fazer…

  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 7 comments