Previous Entry Share Next Entry
cucurrucucú paloma
rosas
innersmile
No comentário que fez ao texto que escrevi sobre Moonlight, a Margarida lembra o momento em que se ouve Cucurrucucú Paloma, na especialíssima versão que Caetano Veloso fez, no disco Fina Estampa Ao Vivo, desta famosa canção ranchera. Num filme cheio de cenas muito bonitas, a canção de Caetano dá um intenso tom de lirismo à sequência em que aparece. E, além disso, é sempre uma surpresa muito boa, escutarmos uma canção de que gostamos particularmente num filme que nos está a emocionar.

A primeira vez que me lembro de ter ouvido essa versão do Caetano de Cucurrucucú Paloma no cinema foi no filme Happy Together, do Wong Kar-Wai, ainda nos anos 90, logo a seguir à edição do disco. Já foi há muitos anos, nunca revi o filme, mas lembrava-me de que se ouvia a canção enquanto o ecrã se enchia das imagens tumultuosas de uma cascata. Fui confirmar ao youtube e curiosamente, a cena em que a canção aparece em Moonlight é evocativa dessa sequência de Happy Together, que também se inicia com imagens da estrada vista pelo pára-brisas de um carro.

Mas, claro, a minha cena cinematográfica preferida com essa canção cantada pelo Caetano está no filme Hable Con Ella, de Pedro Almodóvar. Já aqui escrevi sobre essa a sequência, que começa com as imagens de um homem a atravessar uma piscina debaixo da água enquanto se ouvem os acordes iniciais da música. Quando emerge da água e sorri para a câmara, a imagem passa para um grupo de pessoas reunidas numa enorme varanda aberta para a noite, no centro do qual o próprio Caetano canta,acompanhado por alguns músicos, em especial por Jacques Morelembaum no seu violoncelo. A imagem de Caetano a cantar vai alternando com travellings ao longo do grupo de pessoas que o ouve, reconhecendo-se, entre elas, Cecilia Roth e Marisa Paredes, que tinham sido as protagonistas do filme anterior de Almodóvar, Todo Sobre Mi Madre. Depois apanha os olhares dos dois protagonistas, a tensão muda que se estabelece entre esses olhares, e quando um deles se vira a abandona a cena, o filme vai com ele, e a voz de Caetano já só se ouve em fundo, ao longe.


  • 1
Obrigado eu, Margarida. Por vezes precisamos desse estímulo exterior para fazermos um post :-)

  • 1
?

Log in

No account? Create an account