Previous Entry Share Next Entry
and start all over again
rosas
innersmile
Na sexta-feira à noite estava na Praia da Rocha a tentar escrever um texto no tablet da Maria João para por aqui no blog, e às tantas usei a expressão ’dust my self off’. Já depois do texto publicado, não parei de dar voltas à cabeça a ver se me lembrava de onde vinha aquela frase.

Lembrei-me que fazia parte de uma mais completa: ’Pick myself up and dust my self off’, mas só uma pesquisa no google é que fez luz: era parte do refrão de uma velhinha canção do Peter Tosh.

Fazia parte do alinhamento do álbum Bush Doctor, um disco de 1978, que eu ouvi incessantemente na altura, e que me fez trocar de amor reggae, do Bob Marley pelo Peter Tosh.

Estou a ouvir o disco no Spotify e a confirmar como ele era todo fantástico, com grandes canções, muito pop-oriented (no bom sentido do termo). Foi uma fase em que o Peter Tosh foi assim uma espécie de protegido dos Rolling Stones, de tal modo que o Keith Richards entra no disco, e o Mick Jagger faz um dueto com Tosh logo na faixa de abertura. Acho que foi também neste disco que pela primeira vez ouvi uma das mais incendiárias secções rítmicas que o pop-rock já conheceu, formadas pelo Robbie Shakespeare no baixo e pelo Sly Dunbar na bateria.

Mas este pendor mais pop não impede Peter Tosh de verter nas canções as suas preocupações mais pessoais, nomeadamente uma visão fortemente religiosa (há mesmo uma faixa que é pura e simplesmente um hino religioso), e outras como a campanha pela legalização da marijuana (na canção que dá título o disco).

A canção Pick Myself Up, a tal que me veio à ideia de forma um pouco inusitada na noite de sexta-feira, é um inspirador hino de optimismo e crença no poder do amanhã, e na capacidade de, depois de uma queda, nos levantarmos e começarmos tudo de novo. Mesmo o que eu estou a precisar.



"PICK MYSELF UP

Sittin' in the morning sun
And watching all the birds passing by
Oh how sweet they sing
And oh how much I wish that I could fly

And I try
I said I try
I try
I really try try try

But I got to
Pick myself up
Dust myself off
Start all over, again

Sittin' in the midday sun
And wondering where my meal's coming from
After working so hard
Not even piece of bread at the yard

And I said I try
Oh Lord I try
I try
I really try try try

Sittin' in the evening sun
And watching the same birds passing by
Sittin' and wondering
And waiting for the time for me to fly

And I try
I said I try
Good Lord I try
I really try try try

So long and I just find
It was just a waste of time
So long and I just find
I been been wasting all my time

  • 1
Peter Tosh fez uma versão do Noite Ilustrada ("Volta por cima" - 1962)? interessante...

  • 1
?

Log in

No account? Create an account