Previous Entry Share Next Entry
she’s funny that way
rosas
innersmile
Fui ver no fim de semana o filme Ela é Mesmo… o Máximo, um título inenarrável para She’s Funny That Way. O filme ia-me escapando, com um título destes nem me dava ao trabalho de ler a sinopse ou qualquer informação. Mas tive sorte, porque reparei que o realizador é o Peter Bogdanovich, um tipo de quem hoje praticamente não se fala, mas que ali na viragem dos anos 60 era os 70 era o mais genial, ou pelo menos o mais cinéfilo, dos novos realizadores que vieram transformar o cinema americanos, como o Martin Scorsese ou o Francis Coppola.

Há mais de uma década que Bogdanovich não filmava, e o seu último filme de sucesso data mesmo de 1990, quando fez Texasville, uma espécie de sequela do seu maior filme, o mítico The Last Picture Show. E regressa com uma comédia que é um clássico da chamada screwball: comédia de situação (de onde vem o termo sitcom, para as séries televisivas), em tom de farsa, cheia de trocadilhos e mal-entendidos de cariz sexual, muito movimentada, quer em termos de diálogos quer de situações. E cheio de cinefilia, aliás o final do filme é uma delícia, quando o realizador nos dá as pistas cinematográficas que permitem descodificar a origem da trama.

O filme não tem tido críticas muito favoráveis, e muitas vezes vejo o realizador acusado de querer fazer um filme à Woody Allen. A referência, como é óbvio, vai para as comédias de Spencer Tracy e Audrey Hepburn, e compará-lo a Allen é, na minha opinião, uma visão muito redutora do trabalho de ambos os realizadores. Eu confesso que gostei muito do filme, diverti-me imenso, já tinha saudades de ver uma comédia escrita para adultos, e não para adolescentes retardados.

Como todo o grande cinema, muito do seu sucesso vem dos actores, e também aqui não fugimos à regra. Num elenco praticamente de ensemble, é impossível não referir a Imogen Poots, no papel da protagonista, e que é verdadeiramente capaz de tornar a sua personagem o eixo central de toda esta comédia.
Tags:

?

Log in

No account? Create an account