Previous Entry Share Next Entry
irrational man
rosas
innersmile
Como eu disse a um amigo este im de semana, ver um filme novo do Woody Allen é como lermos um conto novo de um escritor de quem somos amigos e cujo estilo apreciamos; mesmo quando o conto é fraco, e já lemos outros melhores, mesmo assim há sempre um prazer em ler um texto novo do nosso amigo cujo estilo apreciamos.
Isto para dizer que Irrational Man, o mais recente filme de Allen, não está, como aliás os últimos filmes do realizador, ao nível dos seus melhores filmes (se bem que definir qual o melhor filme de um realizador como Allen é sempre mais uma questão de gosto e inclinação pessoais do que de outra coisa).

O filme fez-me lembrar o Match Point, não tanto por ser de igual modo uma história de crime, mas por debater os mesmos temas e ser, de certo modo, o negativo desse filme de 2005. Em ambos se discute a questão da moral e do acaso (e da sorte), ainda que em Irrational Man de uma maneira mais explícita, já que Joaquin Phoenix interpreta um professor de filosofia que discute estes temas nas suas aulas.

Em ambos os filmes há crimes que são cometidos e que poderão ou não ficar impunes, dependendo da sorte. Em Match Point discutia-se o efeito da bola de ténis bater na rede: se cai para o campo do adversário marcamos ponto, se cai para o nosso lado, somos nós que perdemos. O que Irrational Man parece dizer é que não há crime sem castigo, e nenhuma maldade ficará impune, ainda que seja a sorte e o acaso a resolver a situação.

Como sempre acontece nos filmes de Allen, a banda sonora é sempre um elemento fundamental e, mais do que isso, uma lição a que convém estarmos atentos. Em Irrational Man fiquei a conhecer o pianista Ramsey Lewis, e passei o fim de semana a ouvir a sua música, em especial um tema recorrente do filme, The ‘In’ Crowd.
Tags: ,

  • 1
Não gosto muito dos filmes dele, mas o que valeu um Óscar à Cate Blanchet (Blue Jasmine...acho que é esse o nom) foi muito bom, e talvez o problema seja meu e não dele :-)

No Limite Do Oceano

desse também gostei muito :)

está na lista, se calhar faço uma dobradinha e vejo dois numa tarde, :) este e o desolado, depende dos horários no UCI.

  • 1
?

Log in

No account? Create an account