Previous Entry Share Next Entry
ganesha
rosas
innersmile

Não me consigo lembrar de onde trouxe esta pequena estatueta do deus Ganesha. Já aqui está em casa há bastante tempo, por isso suponho que terá sido da Malásia, de todos os que visitei o país onde o hinduismo está mais presente, e onde visitei alguns templos hindus. É uma das minhas divindades favoritas.


  • 1
O Ganesha é teu favorito porquê?
...não é preciso responder, se eu estiver a ser abelhudo... :D

acho que é mesmo só pelo valor iconográfico, pelo impacto da imagem. quer dizer, começou por aí. depois, como sempre acontece com os deuses, a relação aprofunda-se sem grandes explicações, procuramos razões para justificar.

como todos os afectos... :D


Também é o meu e vive harmoniosamente, cá em casa, com o Buda, com São Judas Tadeu, com a Nossa Senhora Desatadora dos Nós e o meu agnosticismo (de vez em quando).

cá em casa há mais do que um, e também convivem com toda a espécie de santidades: deusas minóicas de mamas ao léu, arcanjos são miguel, budas (sempre), meninas de velazquez, lagartos de lanzarote, lagartinhos verdes da guatemala. tudo ao monte. não sou muito de acreditar em deuses, mas acredito que me farto nos seus ícones :)

Por acaso tinha a ideia de que o Islão era bastante forte na Malásia. E dado que a intolerância, infelizmente, é tónica por essas partes do globo, fiquei "encantado" ao saber que convivem islâmicos e hindus nesse país. :)

sim, o islamismo é a religião oficial na Malásia, que, ao contrário do nosso, não é um estado laico. mas o hinduismo tem uma certa penetração, tal como as religiões chinesas (como o budismo ou o confucionismo, a segunda maior raça é a china, depois da malaia) e o cristianismo sobretudo católico.

mas achei que, apesar de se tratar de um estado religioso, que as religiões convivem relativamente bem.

em Malaca, para além das marcas da presença portuguesa, surpreendeu-me, sobretudo na parte antiga da cidade, a maneira como os templos das várias religiões (mesquitas, templos budistas ou hindus) partilham as mesmas ruas.

  • 1
?

Log in

No account? Create an account