Previous Entry Share Next Entry
julho
rosas
innersmile
Por estas noites, se olharmos para o céu, em direcção a oeste, ali entre as nove e as dez da noite, ou seja logo ao seguir ao pôr do sol, quando o céu ainda é de um azul escuro e profundo, vemos os planetas Vénus e Jupiter muito próximos um do outro: Vénus maior e mais brilhante, à direita, e ligeiramente acima, Júpiter. Esta semana é a fase em que os dois planetas estão mais próximos, quase alinhados. Aqui há umas semanas, juntava-se-lhes ainda a Lua, em quarto minguante. Olhando para o céu nestas alturas, sentimo-nos verdadeiramente senhores do universo, e percebemos melhor porque é que os nossos antepassados sempre sentiram um enorme fascínio, feito tanto de curiosidade quanto de receio, em olhar o céu nocturno. E como, contemplando-o, foram aprendendo a relacioná-lo com as suas próprias vidas, os seus ritmos, os seus códigos. Olhar um planeta a partir de outro, como nós, com os pés bem assentes na Terra, olhando não um, mas dois, Vénus, tão perto, e o distante, e gigante, Júpiter, não é assim tão diferente de viajar pelo espaço de um para o outro. É só o primeiro passo.
Tags:

  • 1
Belo, meu caro! Essa altura sideral nos irmana a todos, não é? Tanto neste espaço terreno atual, quantos nos tempos passados. Acho graça quando dizes do pôr do sol logo após as nove, dez horas... E esqueço desse fuso: aqui, tem escurecido entre cinco e meia e seis da tarde. Inverno de dias curtos, por aqui. Aí, dias longos de verão. Esses mundos em um só. Esses tantos planetas em um só.
Grande abraço, Edu.

obrigado, querido Edu. é, agora ainda há uma réstea de luz até perto das dez horas. eu gosto assim, dias bem longos. estamos sempre com as estrelas, não é? ou elas sempre connosco :)

Meu querido Miguel, ainda ontem olhei, atraída por um brilho muito intenso de duas "estrelas".... Um momento perfeito no firmamento e à disposição dos nossos olhos...
Beijinhos, querido Miguel!
Madalena

e neste momento já trocaram as posições relativas, e já se estão, lentamente, a afastar um do outro.

  • 1
?

Log in

No account? Create an account