Previous Entry Share Next Entry
cobain: montage of heck
rosas
innersmile
Fui ver na sexta-feira passada o filme Cobain: Montage of Heck, um documentário realizado por Brett Morgan com base em filmes caseiros e outros documentos pessoais de Kurt Cobain. Gostei muito do filme, apesar de haver um certo tom excessivo que não é muito o meu género. Mas o filme passou-me por completo a sua perplexidade, que é a de tentar, não entender as razões, mas de alguma maneira captar o movimento auto-destrutivo de Kurt Cobain, a sua impossibilidade de resolver a equação em que se transformou a sua vida, a sua vocação de anjo caído.

Para além dos filmes caseiros e da iconografia de Cobain (e de sequências de animação e live footage de concertos), o filme tem uma meia dúzia de talking heads estruturantes: a mãe, a irmã, o pai, a madrasta, a namorada,além da Courtney Love e do Krist Novoselic. Ou seja pessoas sempre muito próximas de Kurt e que reforçam a perspectiva íntima do filme, e que partilham dessa perplexidade, ou pelo menos ajudam a equacioná-la.

  • 1
há uns dias passou na cabo o stand by me, mas eu estava no meu hobby preferido na TV, zapping. vi uns dois minutos e desliguei o aparelho.

o stand by me do rob reiner? o que eu adoro esse filme, e não o vejo há anos. a ver se o apanho no cabo

Eu pecador me confesso, na questão musical sou bastante limitado. Tirando aquelas bandas que são quase obrigatórias e claro os músicos a solo que me enchem a alma, mas que são na sua grande maioria, consensuais, sou um zero à esquerda e passo ao lado até de bandas de que me farto de ouvir falar, mas com as quais não me identifico e das quais sou incapaz de reconhecer um som, de saber o nome de uma música...
Os Nirvana estão neste caso e até talvez me escapasse o nome se o mediatismo do seu principal intérprete e o seu trágico fim não o tornassem demasiado conhecido.
Daí ser um filme que não me entusiasma minimamente, mas o defeito é meu, eu sei...

a música sempre ocupou um lugar predominante na minha vida "intelectual", só recentemente ultrapassado pela leitura.

  • 1
?

Log in

No account? Create an account