Previous Entry Share Next Entry
whiplash
rosas
innersmile
Antes que me esqueça, tenho de falar aqui num filme que fui ver no fim de semana passada: Whiplash, realizado por Damien Chazelle, com Miles Teller e J.K. Simmons, e que é um dos candidatos a oscar de melhor filme.

O filme encena a relação entre um jovem baterista estudante de música que quer ser o melhor, e um professor que eleva as suas aulas a um nível de exigência muito elevado. A relação é de tipo confrontacional, com ingredientes de vingança e auto-suplantação. Mas o mais interessante do filme é mesmo a narrativa, a forma como a história nos é contada, sempre com referência para o universo da música jazz, desde a fotografia, que parece reproduzir capas de discos de jazz antigos, ao ritmo sincopado, e até ao modo como a imagem acompanha os momentos musicais.

É um filme de que é difícil não gostar, e eu gostei bastante, não tanto porque a história nos suscita simpatia e adesão, mas sobretudo porque todo o filme transparece de verdade e entrega. Nota-se que se trata de um projecto pessoal, um daqueles filmes que o realizador tinha de fazer, e que foi desenvolvendo ao longo do tempo, começando por rodar uma curta-metragem com a mesma história.
Tags:

  • 1
Filminho supimpa mesmo

Também já cá canta...

  • 1
?

Log in

No account? Create an account