Previous Entry Share Next Entry
as mangas
rosas
innersmile
IMG_20150124_193324 IMG_20150126_130934

"Nestes primeiros dias de Maio, as mangas ainda estão quase todas verdes, mas miramo-las com antecipação: os adultos, os miúdos, os pássaros de poupa azul, os de bico negro, os de olhos vermelhos, os de penas amarelas. Todos esperamos que o sol amareleça ou dê cor de açafrão aos frutos pendurados lá no alto como cachos de uvas excessivamente grandes, nos troncos finos e compridos por entre as folhas muito verdes.
As mangas são o que redime o mundo deste calor infernal. Há as fantásticas flores das árvores perfumadas, mais bonitas que muitas aves, há o cantar extravagante dos pássaros que clamam pela chuva nas noites sem alívio. Mas são as mangas, e só elas, que fazem com que valha a pena sobreviver ao ar denso e podre do Verão de Abril e maio na costa da Índia.
Abrimos quase cerimoniosamente a primeira manga deste ano. O fruto ainda não estava completamente maduro e não se desfez em polpa quase líquida como costuma suceder, sujando e molhando as mãos, a boca, o prato, a toalha, a pedir a sofreguidão que merece. O sabor é a melhor coisa que a boca pode provar. Doce, sim, mas de uma doçura com fibra, com seda e gelo, com espessura e duração. A língua enrola-se de volúpia, os lábios cantam."


- Paulo Varela Gomes, OURO E CINZA (Tinta da China)


Não é o mês de maio, não estamos na Índia, está uma humidade e faz um frio insuportáveis. E, à falta de uma fotografia mais adequada, escolhi uma das laranjas, que fiz a semana passada, no jardim da casa de saúde onde o meu pai está. Mas acho que nunca tinha lido um texto como este, em que o prazer das mangas está tão bem plasmado: na antecipação, na cor, na maneira de comer, e na experiência única de as saborear - seda e gelo!

  • 1
As mangas são para mim uma fruta de luxo... Pelo preço, claro!
Pelo prazer e pelo gosto estão no mesmo plano das tangerinas e das laranjas.
Tudo isto, diretamente das árvores, no quintal da minha avó Madalena!!!!!!
Estou a fazer babysitting. Mamã em Moçambique, em serviço. Diz que está um calor insuportável !
Beijinhos, Miguel!

são um luxo sim, e se calhar por isso ainda sabem melhor.
que sorte Avó Madalena, isso de estar a fazer de baby sitting é que é um verdadeiro luxo :)
muitos beijinhos

  • 1
?

Log in

No account? Create an account